Sobre a importância de NÃO adotar animais

Leia todo o texto antes de julgar o título!

Eu gostaria muito de iniciar este post falando sobre a importância de adotar um animal de rua (seja cão ou gato). Afinal, há muitos passando fome e sofrendo com doenças e maus-tratos. Sem falar do amor incondicional que eles nos devolvem quando os acolhemos em nossas casas. Mas, eu acho igualmente importante falar sobre a importância de não adotar nem comprar um animal de estimação sem antes pensar nas consequências que tal ação traz para a sua vida.

Um animal doméstico requer: boa alimentação, um local adequado e confortável para dormir, cuidados com a higiene e a saúde, carinho e paciência. Não basta apenas levar para casa e dar um cobertor e um pote com ração e um pote com água. Você vai precisar acordar cedo para leva-lo para passear ou para limpar a sujeita que ele fez à noite. Vai ter que trocar a água mais de uma vez ao dia. Pode ser que ele não goste da ração mais barata. Também pode ser que ele fique doente e você gaste uma grana com consultas com veterinário(s) e medicações. Ele também provavelmente vai destruir qualquer objeto seu que dê para mastigar. Além disso, como não parar tudo o que você está fazendo para brincar com ele?

Muitas pessoas não lembram que dá muito trabalho ter um animalzinho em casa. Não é fácil! Por isso, faço um apelo: NÃO O FAÇA! Se você não está disposto a tamanha dedicação, não o faça. Se você vai desistir no primeiro mês e passar o animalzinho adiante, não o faça. Se você vai ignorar as necessidades do mesmo, não o faça. Se você pensar em devolver esse animal para as ruas, não o faça. Seja responsável! Não adote ou compre apenas porque eles são bonitinhos, porque você quer agradar o seu cônjuge ou porque “está na moda”. Nenhum animal de estimação merece sofrer em razão do descaso e do egoísmo dos seus donos.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s