Han Han

Na última semana, “conheci” um chinês que usa de muita ironia para criticar o regime político de seu país. O nome dele é Han Han, piloto de corrida e autor de best sellers, ele que tem 28 foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes de 2010 pela revista Time. Isso não pela sua produção literária em si, mas principalmente porque Han Han possui um dos blogs mais lidos do mundo – é a página pessoal com mais seguidores em seu país, tendo cerca de 300 milhões de visitas. Algo extraordinário se levarmos em consideração que a internet na China tem o acesso de seus internautas restringido pela censura imposta pelo governo.

Por isso, nem sempre Han Han ironiza abertamente o governo chinês. Como um bom escritor, ele usa de metáforas muitas vezes para poder expressar a sua opinião. O seu texto é às vezes carregado de termos sexistas e pornográficos, o que faz com que pareça um pouco arrogante e artificial – uma tentativa de aproximação com o mundo ocidental. A língua é outro fator que também atrapalhar a compreensão do que Han Han escreve. Para aqueles que não sabem mandarim, como é o meu caso, torna-se complicado entender os seus textos usando apenas tradutores online. Nesse sentido, torna-se muito importante o papel de outros blogs que traduzem os seus textos para o inglês e outros idiomas.

 

 

 

 

E para aqueles que estão se perguntando como ele consegue escapar da censura imposta pelo governo chinês, a jornalista Vera Penêda explica: “Han Han tem o seu blogue alojado no sinaweibo, um serviço de blogues do portal Chinês sina.cn que domina o mercado de microblogging na China. Assim fica mais fácil escapar à censura, mas Han conta com outro tipo de ajuda, porque cada vez que um post de Han é censurado, já os seus admiradores o replicaram noutras páginas online.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s