Destino

Já que ontem eu postei um documentário sobre a história do desenho animado, hoje eu vou mostrar este vídeo, que chamou a minha atenção por razões óbvias:

 

 

Isso mesmo, você acabou de assistir a um vídeo que é resultado de uma parceria entre o mestre espanhol do surrealismo Salvador Dalí e os Estúdios Disney.

 

Em 1945, Dalí foi convidado por Walt Disney para produzir em um curta de animação que reunisse as características das obras de ambos. Assim, depois de oito meses trabalhando com o ilustrador John Hench, o pintor finalizou o storyboard do projeto. No entanto, a crise financeira pela qual a companhia passou após a Segunda Guerra Mundial impediu que “Destino” fosse levado a diante. O filme ficou na gaveta por 53 anos, até que Roy Edward Disney, sobrinho de Disney, descobriu e decidiu retomar o projeto enquanto se dedicava ao “Fantasia 2000”.

 

 

A Disney Studios France foi responsável por dar vida a “Destino”. Para isso, o produtor Baker Bloodworth e o diretor de primeira viagem Dominique Monfréy reuniram uma equipe de 25 profissionais. Eles se debruçaram sobre o storyboard seguindo orientações que constavam nos diários de Gala, esposa do pintor, e explicações do próprio John Hench, que trabalhou para a empresa por mais de 65 anos.

 

 

O curta ficou, finalmente, pronto em 2003 e conta uma história de amor malfadada entre uma jovem mortal e Chronos, que na mitologia grega era a personificação do tempo. Dali dizia ser “uma exposição mágica do problema da vida no labirinto do tempo”. A música que ouvimos como trilha é do compositor mexicano Armando Dominguez. E o filme conta ainda com 18 segundos produzidos originalmente por Dalí em 1946 – é a sequência na qual aparecem duas tartarugas e o beisebol é representado como uma metáfora da vida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s