Mumford and Sons

 Zapeando, há uns meses, descobri uma banda inglesa que me fez querer saber mais sobre como o folk se desenvolveu na Inglaterra. O nome do tal grupo é Mumford and Sons. E aqui esta o resultado da minha pesquisa:

O boom do folk na Inglaterra se deu no final dos anos 60, quando Bob Dylan e Joni Mitchell conquistaram um número significativo de súditos da rainha Elizabeth II. Ao mesmo tempo, estava acontecendo uma espécie de revival da música celta na Irlanda e na Escócia, o que também colaborou para que muitas bandas inglesas passassem a década seguinte misturando o folk rock da terra do Tio Sam com elementos da música folclórica local, rock progressivo e o que mais desse na telha. Nesse sentido, um grupo que obteve grande destaque internacional foi o Jethro Tull, principalmente, com seus álbuns “Songs From The Wood” e “Heavy Horses”.

 

 

Hoje, pode-se dizer que o gênero está um pouco mais orgânico e um exemplo disso é a Mumford and Sons.

 

 

Formada em 2007, a banda é composta por um quarteto de multi-instrumentistas que em sua sonoridade revelam uma forte influencia do country de Crosby Stills Nash and Young e, principalmente, do bom e velho bluegrass – ritmo tradicional norte-americano que reúne elementos das músicas escocesa, africana, irlandesa e inglesa. Já, em suas letras demonstram gostar de Shakespeare, pelas citações. O primeiro trabalho de estúdio dos caras, “Sigh No More”, foi lançado em 2009 e rendeu frutos. Além de já ter vendido mais de 815.000 cópias nos U.S.A, a banda tocou ontem na 53a edição dos Grammy Awards ao lado de ninguém menos que Bob Dylan e os The Avett Brothers – banda da Carolina do Norte  que existe como uma banda de composições próprias desde 2000.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s